História
A Associação Esportiva de Venâncio Aires – ASSOEVA, foi fundada em 02 de Agosto de 1982, pelo então secretário de Educação, Cultura e Desporto Prof. Almedo Dettenborn. Sua fundação tinha como objetivo organizar as competições amadoras do Município, principalmente futebol de campo e futsal.
Em 2002, passou a competir no Campeonato Gaúcho de Futsal como um clube, montando uma equipe com atletas locais para a disputa da Série Bronze (terceira divisão). A equipe de Venâncio Aires disputou o certame até o ano de 2005.
De 2006 à 2008 a equipe disputou a Série Prata e desde 2009, a Assoeva representa o município de Venâncio Aires na Divisão Principal do Futsal Gaúcho. Logo na sua estreia na elite chegou até a final e faturou o vice-campeonato gaúcho, fato que se repetiu no ano seguinte. Na temporada de 2010, a ascensão da Assoeva prosseguiu com o ingresso na Liga Nacional de Futsal.
Entre os melhores clubes do Brasil a Assoeva seguiu mostrando a sua força, sempre com o apoio da comunidade lotando o Ginásio Poliesportivo e colaborando para uma das melhores médias de público em cada temporada.
Atualmente a equipe está em franco crescimento e postula melhores colocações na Liga Nacional, além de projetar o retorno a final do Campeonato Gaúcho de Futsal. A atual diretoria aposta no trabalho de base com as categorias Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Sub-13. Além disso, existem as escolinhas para os garotos menores.
- Copa Unisc (2005)
- Vice-Campeão Gaúcho Série Ouro (2009, 2010, 2014 e 2015)
- Taça Alexandre Zilles (2010)
- Copa dos Vales (2010 e 2013)
- Copa Sapucaia (2011)
- Copa Três Barras de Futsal (2013 e 2015)
- Vice-Campeão Copa Gramado (2014)
- Torneio de Verão Rio do Sul/SC (2015)
- Supercopa Gaúcha (2016)
- Vice-Campeão Taça Brasil de Clubes (2016)
- Vice-Campeão Liga Nacional de Futsal (2017)
- Campeão Gaúcho Série Ouro (2017 e 2019)
- Campeão da Copa RS de Futsal (2019)
Cidade
Na época do descobrimento do Brasil, o território onde hoje é o município de Venâncio Aires era habitado por índios, que costumavam se localizar nos vales dos rios e arroios. No século XVIII as autoridades portuguesas estimularam o povoamento do solo do Rio Grande do Sul, concedendo sesmarias aos colonizadores.
Os primeiros ocupantes da região foram luso-brasileiros e seus escravos e agregados, que desenvolviam atividades como a pecuária extensiva, o extrativismo de madeira e erva-mate e o plantio para consumo próprio. Eles se localizaram nos vales do Rio Taquari e seus afluentes, arroios Sampaio, Castelhano e Taquari-Mirim.
A partir de 1853, alguns donos de sesmarias passaram a lotear as terras, transformando-as em colônias exploradas por imigrantes e descendentes de alemães. Estabelecidos preferencialmente no vale do arroio Sampaio, eles se dedicavam à agricultura e foram responsáveis pela criação de sociedades que existem ainda hoje como espaço de integração, entretenimento, cultura e lazer nas colônias. Os italianos, embora menos numerosos que os portugueses e alemães, também se fixaram no município. De 1809 até a emancipação, a área onde está o município pertenceu a Rio Pardo, Triunfo, Taquari e, finalmente, Santo Amaro – hoje distrito de General Câmara.
Inicialmente conhecida como Faxinal dos Tamancos, depois Faxinal dos Fagundes e Freguesia de São Sebastião Mártir, a localidade foi elevada à categoria de vila em 30 de abril de 1891, já com o nome de Venâncio Aires, obtendo sua autonomia político-administrativa através do Ato nº 371, assinado pelo então vice-governador Dr. Fernando Abbott. E, em 11 de maio do mesmo ano, foi instalado o município de Venâncio Aires.
O nome foi dado pelos republicanos rio-grandenses em homenagem ao advogado abolicionista e precursor das ideias republicanas Venâncio de Oliveira Ayres, nascido em Itapetininga, São Paulo, e radicado no Rio Grande do Sul.