Futsal não para no Poliesportivo

 

Em 2018, as atividades com a equipe profissional da Assoeva/Unisc/ALM estão encerradas. Isso não quer dizer que o ginásio Poliesportivo terá as portas fechadas e ficará 'adormecido' até o retorno da equipe no ano que vem. Pelo contrário. Para hoje está prevista a rodada de abertura da primeira edição da Copa Verão de Futsal. A competição, promovida pela Associação Esportiva Venâncio Aires (Assoeva), tem a participação inicial de 20 equipes em duas modalidades (masculino e feminino). A Copa Verão, que é a bola da vez, vai até o mês de fevereiro de 2019.

A iniciativa da Copa Verão de Futsal é do tesoureiro da Assoeva, Vianei Hammes, juntamente com o coordenador da Escolinha Selo R17, Selomar Davis.

A competição será nos mesmos moldes de outras já existentes em Venâncio Aires. "Vamos realizar a Copa Verão para preencher essa lacuna que tem entre dezembro e o mês de fevereiro. Além do Força Livre em quatro categorias, estamos organizando o futsal feminino onde irão atuar atletas somente de Venâncio Aires. É uma forma de valorizar mais as nossas atletas locais", afirma Selomar Davis. Ele cita que ainda está em projeto a tentativa de organizar uma competição que envolva garotos a partir dos 15 anos. "Com isso se busca a possibilidade de trabalhar com atletas mais jovens e que possam inclusive fazer parte das equipes de base da Assoeva. Tem uma boa safra surgindo e para isso é necessário dar a oportunidade a estes atletas para mostrarem seu potencial", enfatiza Selomar.

No Força Livre, a rodada inaugural terá três jogos. O complemento será com um jogo no feminino.

"As 15 equipes que estão confirmadas irão disputar o título em quatro categorias. A divisão por categoria será pela classificação na primeira fase onde nenhuma será eliminada. "No mata-mata teremos em cada categoria jogos de ida e volta para a definição de quem avança. Empate ao término do segundo jogo, a disputa da vaga ou do título será nos pênaltis", acrescenta o organizador.

A rodada de abertura será hoje à noite. No mês de dezembro as rodadas serão até o dia 21. Entre Natal e Ano Novo haverá uma pausa. A competição será retomada em janeiro de 2019.

Venâncio Aires/RS - 05 de Dezembro de 2018 - 09h 59min

Fonte: Roni Müller - Jornal Folha do Mate