Assoeva na Copa do Brasil

 

 

Além da Liga Futsal e a própria Taça Brasil, a Assoeva/Unisc/ALM irá disputar, em 2018, mais uma competição nacional. Vem aí a Copa do Brasil que nesta semana anunciou que terá 17 clubes participantes. A Assoeva será a única representante do Rio Grande do Sul.

A competição, a exemplo do futebol de campo, é em sistema eliminatório. Ida e volta e o vencedor avança. E quem já está na segunda fase da competição é a própria Assoeva. Inscrita no Grupo 2, o clube de Venâncio Aires seria sorteado para enfrentar algum campeão de uma outra Liga Estadual. Como algumas Federações não enviaram o nome do seu representante, a organização avançou a classificação para alguns clubes. A Assoeva, neste caso, já ingressa na segunda fase e aguarda pelo vencedor de São Lucas, do Paraná, e Joinville, Santa Catarina. Se o clube catarinense, por exemplo, passar no primeiro mata-mata, um dos confrontos da segunda fase da Copa do Brasil 2018 terá a finalíssima da Liga Futsal 2017.

Na Copa do Brasil, os confrontos da primeira e segunda fase são agrupados por região, até para facilitar o deslocamento das equipes. A partir das quartas de final os confrontos passam a ser definidos por sorteio.

Em 2017, o campeão da Copa do Brasil foi o Horizonte, do Ceará. Por isso a equipe disputou a Supercopa de 2018. O campeão deste ano mais uma vez terá vaga assegurada na Supercopa de 2019 onde o campeão, em seguida, vai para a Libertadores da América. A Copa do Brasil começa dia 5 de maio mas a estreia da Assoeva está prevista para o mês de junho.

A maior dor de cabeça para a comissão técnica da Assoeva é o ajuste das datas pois além da Liga Futsal, Copa do Brasil e a Taça da Brasil, que será em Erechim, de 4 a 11 de agosto, tem todo o calendário de jogos da Liga Gaúcha.

No Estadual, por exemplo, a Assoeva estreia dia 25, contra a APF, em Parobé. Na primeira fase, em ida e volta, serão 22 jogos. A partir de maio, a Assoeva começa o período de dois a três jogos por semana.

Ele está de volta

O ala Zico já treina com os demais colegas de equipe. Afastado por um longo período em razão da cirurgia no joelho, o baixinho, de forma gradativa, está voltando a suar a camiseta e o mais importante de tudo, dando os primeiros chutes na bola. Zico deve estrear pela Assoeva 2018 no mês de maio. Ainda não está definida uma data mais pontual. "Estou ansioso em voltar às quadras. Tudo tem seu tempo mas a ansiedade é grande", destaca o camisa 19.

Texto: Roni Müller/Jornal Folha do Mate

Arte: Rodrigo Kist / Folha do Mate

 

Venâncio Aires/RS - 12 de Abril de 2018 - 12h 42min

Fonte: