Meia volta ao mundo da Assoeva só em 2017

 

Enquanto que algumas equipes tem 'poder aquisitivo' para viajar de avião, outras encaram até 2.600 quilômetros de ônibus. A ida de avião até São Paulo, por exemplo, 1h40min. E de ônibus? A Assoeva encarou recentemente o deslocamento até Sorocaba. Foram de ida e volta, 42 horas dentro do 'busão'. A volta ao mundo, por exemplo, tem pouco mais de 40 mil quilômetros. A Assoeva já percorreu, somente em 2017, mais da metade dessa volta.

O Supervisor de Tráfego da empresa de transporte coletivo Viasul, Diego Vedoy, repassou ontem à tarde a quilometragem percorrida pela Assoeva e o tempo de estrada desde o dia 20 de abril de 2017.

"Com os 1,5 mil que a Assoeva vai rodar no fim de semana - ida e volta para Joinville - vamos contabilizar 23.505 quilômetros. Esses números são somente de viagens pela Liga Nacional e Campeonato Gaúcho. E tem mais. Isso é apenas o deslocamento da equipe adulta", declarou.

Vedoy ressalta que não estão contabilizadas as viagens para os torneios e amistosos no começo da temporada, e nem o deslocamento, até agora, da equipe Sub-20 ao longo do Estadual.

A questão burocrática para as viagens são bem simples. "Acima de 550 quilômetros disponibilizamos dois motoristas, independente se a viagem for dentro do Rio Grande do Sul, ou para algum estado vizinho. Chegou a esse número vão dois 'motoras'. Viagens mais curtas - Carlos Barbosa, Sobradinho, Bento Gonçalves - vai um único motorista", explica Vedoy. "Essa questão de dois motoristas é bom que se diga faz parte da segurança e logística de viagem da nossa empresa", acrescenta.

Para viagens dentro do RS, a lista de passageiros, algo sempre bem burocrático, é repassada para o Daer. "Quando são viagens de um estado para outro, acionamos a ANTT para que tudo esteja regularizado", completa.

O ônibus que está com a delegação da Assoeva em Joinville leva aquela frase de apoio em busca do título. 'Lotado. Venâncio Aires está aqui dentro. "É uma forma da empresa destacar que estamos todos na torcida pelo título inédito desse time. Sou torcedor e acredito que 2017 é o ano da Assoeva. Vamos lá", conclui Vedoy.

42 horas

Foi a viagem mais longa da equipe. Na ida para Sorocaba foram rodados 2.600km.

16 dias

São 380h que a Assoeva tem de ônibus percorrendo o RS, SC, PR e SP. Isso equivale a mais de duas semanas na estrada.

A volta ao mundo conforme o que diz o Google AdWords.

Uma volta completa na Terra tem pouco mais de 40 mil km. Se for considerada a circunferência equatorial, a volta à Terra é de 40.075,16 km. Caso seja seguida a circunferência polar, essa volta é pouco menor: 40.009 km.

Essa distância corresponde a quase cinco idas e volta entre o Oiapoque e o Chuí, os limites extremos brasileiros, cidades distantes uma da outra por 4.180,41 km em linha reta.

Texto e foto: Roni Müller/Jornal Folha do Mate

Venâncio Aires/RS - 02 de Dezembro de 2017 - 11h 20min

Fonte: Jornal Folha do Mate